Análise Documental e Classificação Bibliográfica: Linguagem de Indexação PDF

Document Details

Uploaded by Deleted User

Universidade do Porto

2012

Francisco de Assis Noberto

Tags

bibliographic classification information analysis indexing languages document analysis

Summary

This presentation discusses documental analysis, bibliographic classification, and indexing languages. It covers the categorization of information and the transformation of natural language into a classification language. The examples highlight the process of indexing and searching for information within a library setting, using categorial language for efficient retrieval.

Full Transcript

Análise Documental e Classificação Bibliográfica: Linguagem de Indexação Prof. Dr. Francisco de Assis Noberto Para iniciar... Ao chegar a uma BIBLIOTECA, antes de vocês terem iniciado o curso de Biblioteconomia, como vocês procuravam um livro ou perguntavam à “moça da biblioteca”? Na qu...

Análise Documental e Classificação Bibliográfica: Linguagem de Indexação Prof. Dr. Francisco de Assis Noberto Para iniciar... Ao chegar a uma BIBLIOTECA, antes de vocês terem iniciado o curso de Biblioteconomia, como vocês procuravam um livro ou perguntavam à “moça da biblioteca”? Na qualidade de estagiários de Biblioteconomia e graduandos do curso, como vocês escutam o usuário perguntar por um determinado livro? Pergunta inicial... Com base nas disciplinas anteriores, o que você entende por Classificar? Para iniciar... A classificação é um processo realizado após a análise da informação com a finalidade de transformação de uma linguagem natural para uma linguagem de classificação (sistemática e hierarquizada), facilitando o agrupamento de assuntos afins em um acervo informacional. Classificação Decimal de Dewey Classificação Decimal Universal Classificação Classificação de Filosófica Cutter Sistema de Classificação Classificação da Classificação Biblioteca do Bibliográfica Congresso (LC) Classificação de Brown Classificação de Bliss Classificação de Ranganathan Introduzindo / Revisando aspectos de Análise da Informação (Ribeiro, 2012) Pré- Linguagens Coordenadas Categoriais Linguagem de Indexação Pós- Linguagens Coordenadas Combinatórias Introduzindo / Revisando aspectos de Análise da Informação (Ribeiro, 2012) Linguagem Categorial: Os assuntos encontram-se organizados logicamente, numa estruturação feita a priori (pré-coordenação), ou seja, independente do conteúdo informacional; é nesses quadros lógicos que o indexador tem de “encaixar” os assuntos extraídos da informação. Introduzindo / Revisando aspectos de Análise da Informação (Ribeiro, 2012) Linguagem Categorial: Princípio da classificação; Os assuntos são integrados numa estrutura rígida que constitui o universo dos conhecimentos; Este universo está organizado numa estrutura fixa e dividido em classes e subclasses – plano de classificação; Cada rubrica do plano de classificação identifica um assunto (da informação ou da pergunta); Introduzindo / Revisando aspectos de Análise da Informação (Ribeiro, 2012) Linguagem Categorial: Um plano de classificação baseia-se na lógica aristotélica e é dedutivo (do geral para o particular); Indexar com uma linguagem categorial significa: identificar o assunto principal; atribuir-lhe a notação mais adequada a esse assunto; Na pesquisa: procura na estante (arranjo sistemático); procura no catálogo sistemático. Introduzindo / Revisando aspectos de Análise da Informação (Ribeiro, 2012) Para Exercitar... “A alimentação dos gatos com produtos de conserva” Referência RIBEIRO, Fernanda. Análise de conteúdo e indexação. Porto, 2012. (Slides apresentados no Mestrado em Ciência da Informação, da Faculdade de Engenharia e Faculdade de Letras, da Universidade do Porto, Portugal).

Use Quizgecko on...
Browser
Browser