Fisioterapia e Saúde Coletiva - PDF
Document Details
Uploaded by TopQualityClimax4212
UniCBE
Marcelo Bonfim
Tags
Summary
Este documento discute a fisioterapia na saúde da família. Destaca a regulamentação da fisioterapia no Brasil em 1969 com foco na reabilitação física. Aborda as transformações recentes na área da saúde, a criação do SUS e as novas demandas dos profissionais de saúde, destacando a importância da promoção da saúde.
Full Transcript
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA Professor: Marcelo Bonfim Mestre em Saúde da Família UNICBE FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA ▪ A fisioterapia foi regulamentada como profissão de nível superior em 1969, no auge do governo...
FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA Professor: Marcelo Bonfim Mestre em Saúde da Família UNICBE FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA ▪ A fisioterapia foi regulamentada como profissão de nível superior em 1969, no auge do governo militar, no qual o sistema de saúde era organizado com base na lógica curativa e hospitalocêntrica. A profissão nasce voltada para a reabilitação física e ao longo dos anos mantém e aprofunda o caráter terciário de intervenção direcionado para cura e reabilitação de doentes e sequelados. FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA ▪ No entanto, nas últimas décadas, o Brasil vem passando por grandes transformações no âmbito da política, da economia, e da organização social. Na área da saúde, essas mudanças exigiram uma nova lógica de organização do sistema, com destaque para a criação do SUS. ▪ Aliado a isso, as transições demográfica, nutricional e epidemiológica, conformaram um novo perfil de morbidade e mortalidade da população, demandando dos profissionais de saúde readequações da prática profissional. FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA ▪ O perfil epidemiológico e as necessidades de saúde da população impõem aos fisioterapeutas a necessidades de superar os limites da reabilitação. Assim, a fisioterapia passa a não se restringir apenas ao nível terciário e se amplia para outros níveis de atenção e outras formas de intervenção, com destaque para atuação na Atenção Primária à Saúde e para ações com grupo de pessoas. FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA ▪ Essas novas formas e cenários de atuação exigem reflexões e saberes que a prática tradicional da Fisioterapia se mostra incapaz de subsidiar. Atuar na atenção primária ou em âmbito coletivo não é simplesmente transpor as técnicas de reabilitação para o ambiente comunitário. O desafio maior é articular os saberes e expertise específicos da profissão com os preceitos e propósitos da Promoção da Saúde e da Saúde Coletiva. FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA FISIOTERAPIA E SAÚDE COLETIVA ▪ Observam-se em anos mais recentes movimentos de aproximação da Fisioterapia com a Saúde Coletiva, com destaques para experiências bem sucedidas em determinados municípios e projetos de extensão universitária.