Desafio Gramatical 1 - Português 10º Ano - PDF

Document Details

StellarCoconutTree9610

Uploaded by StellarCoconutTree9610

Colégio de Santa Doroteia

Miguel Esteves Cardoso

Tags

portuguese grammar exercises analysis

Summary

This document is a Portuguese grammar exercise, focusing on identifying grammatical functions. It includes questions for analysis of sentence structures from a text on the north of Portugal.

Full Transcript

Colégio de Santa Doroteia Português 10.º ano […] No Norte a comida é melhor. O vinho é melhor. O serviço é melhor. Os preços são mais baixos. Não é difícil entrar ao calhas numa taberna, comer muito...

Colégio de Santa Doroteia Português 10.º ano […] No Norte a comida é melhor. O vinho é melhor. O serviço é melhor. Os preços são mais baixos. Não é difícil entrar ao calhas numa taberna, comer muito bem e pagar uma ninharia. Estas são as verdades do Norte de Portugal. […] O Norte é feminino. O Minho é uma menina. Tem a doçura agreste, a timidez insolente da mulher 5 portuguesa. Como um brinco doirado que luz numa orelha pequenina, o Norte dá nas vistas sem se dar por isso. As raparigas do Norte têm belezas perigosas, olhos verdes-impossíveis, daqueles em que os versos, desde o dia em que nascem, se põem a escrever-se sozinhos. Têm o ar de quem pertence a si própria. Andam de mãos nas ancas. Olham de frente. Pensam em tudo e dizem tudo o que pensam. Confiam, mas não dão confiança. Olho para as raparigas do meu país e acho-as bonitas e honradas, 10 graciosas sem estarem para brincadeiras, bonitas sem serem belas, erguidas pelo nariz, seguras pelo queixo, aprumadas, mas sem vaidade. Acho-as verdadeiras. Acredito nelas. Gosto da vergonha delas, da maneira como coram quando se lhes fala e da maneira como podem puxar de um estalo ou de uma panela, quando se lhes falta ao respeito. Gosto das pequeninas, com o cabelo puxado atrás das orelhas, e das velhas, de carrapito perfeito, que têm os olhos endurecidos de quem passou a vida a cuidar dos outros. 15 Gosto dos brincos, dos sapatos, das saias. Gosto das burguesas, vestidas à maneira, de braço enlaçado nos homens. Fazem-me todas medo, na maneira calada como conduzem as cerimónias e os maridos, mas gosto delas. São mulheres que possuem; são mulheres que pertencem. As mulheres do Norte deveriam mandar neste país. Têm o ar de que sabem o que estão a fazer. Em Viana, durante as festas, são as senhoras em toda a parte. Numa procissão, numa barraca de feira, numa taberna, são elas que decidem 20 silenciosamente. Trabalham três vezes mais que os homens e não lhes dão importância especial. Só descomposturas, e mimos, e carinhos. […] Miguel Esteves Cardoso, “O Norte” 1. Identifique a função sintática desempenhada pelos seguintes constituintes. a) «entrar ao calhas numa taberna, comer muito bem e pagar uma ninharia» (l.2) b) «as verdades do Norte de Portugal» (ll.2-3) c) «que luz numa orelha pequenina» (l.5) d) «a escrever-se sozinhos» (l.7) e) «bonitas e honradas» (l.9) f) «pelo nariz» (l.10) g) «me» (l.16) h) «todas» (l.16) i) «as cerimónias e os maridos» (l.16) j) «silenciosamente» (l.20)

Use Quizgecko on...
Browser
Browser