quiz image

Procedimento do Tribunal do Júri - Processo Penal II

BrunoDantas avatar
BrunoDantas
·
·
Download

Start Quiz

Study Flashcards

34 Questions

As decisões do Tribunal do Júri, para fins de condenação, deverão ser tomadas de forma unânime.

False

Na 2ª fase do Tribunal do Júri - Judicium Causae - em havendo crimes conexos, caso haja desclassificação do crime principal para outro não doloso contra a vida, o Conselho de Sentença continuará competente para julgar os crimes conexos.

False

A nulidade do ato não será pronunciada quando o julgamento de mérito for favorável à parte beneficiada pelo seu reconhecimento.

False

Princípio da causalidade significa que não se anula o ato se, embora praticado em desacordo com a forma prevista em lei, atingiu o seu fim.

False

No procedimento do Tribunal do Júri, não poderá servir o jurado que houver integrado o Conselho de Sentença que julgou o outro acusado ou tiver funcionado em julgamento anterior do mesmo processo.

False

No procedimento do Tribunal do Júri, os jurados poderão formular perguntas ao ofendido e às testemunhas, mas devem fazê-lo por intermédio do Juiz-Presidente.

False

Durante os debates no procedimento do Tribunal do Júri, a acusação poderá replicar e a defesa treplicar, cada parte tendo 30 minutos para tal fim.

False

No procedimento do Tribunal do Júri, formula-se quesito a respeito de causa de aumento de pena que foi reconhecida expressamente na pronúncia, bem como as agravantes alegadas durante os debates.

False

A exceção da verdade permite ao querelado provar que o alegado é verdadeiro.

True

Quando pode ser oferecida a exceção da verdade no processo por crimes de calúnia, difamação e injúria?

No prazo de 05 dias após a apresentação da exceção

Nos crimes contra a propriedade imaterial que procedem mediante ação privativa do ofendido, não será admitida queixa com fundamento em apreensão e em perícia, se decorrido o prazo de _ dias, após a homologação do laudo.

30

A tempestividade de um recurso implica que ele deve ser interposto dentro do prazo legal.

True

O que caracteriza a ausência de fatos impeditivos de um recurso?

Renúncia e preclusão

O Ministério Público não tem prazo para recorrer, enquanto a Defensoria tem o prazo em __________ para recorrer.

dobro

Relacione os efeitos dos recursos processuais com suas definições:

Devolutivo = Implica que o recurso ao Juízo ad quem toda a matéria impugnada para ser novamente apreciada. Suspensivo = Funciona como condição suspensiva da eficácia da decisão, que não pode ser executada até que ocorra o julgamento definitivo. Regressivo = Traduz no retorno da matéria impugnada ao órgão prolator da decisão para o seu reexame. Extensivo = Previsto no concurso de agentes, a decisão do recurso interposto por um dos réus pode beneficiar os outros.

De acordo com a doutrina majoritária, o rol de nulidades previsto no CPP é taxativo?

Falso

A ausência de intimação do denunciado para apresentar contrarrazões ao recurso interposto da rejeição da denúncia constitui nulidade que não pode ser suprida pelo Juízo por meio de defensor dativo.

False

A Inobservância do prazo de 48 horas, entre a publicação de pauta e o julgamento sem a presença das partes, acarreta nulidade.

False

É relativa a nulidade do processo criminal por falta de intimação da expedição de precatória para inquirição de testemunha.

False

É absoluta a nulidade do julgamento, pelo júri, por falta de quesito obrigatório.

False

A falta do recurso de ofício dá ensejo a nulidade do processo.

False

Qual é a origem do Tribunal do Júri?

Decreto da lavra do Príncipe Regente D. Pedro em 1822

No procedimento do Tribunal do Júri, é correto afirmar que, não se convencendo da materialidade ou da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação, o Juiz, fundamentadamente, absolverá sumariamente o acusado.

False

No procedimento do Tribunal do Júri, as decisões são passíveis de recurso.

True

No judicium acusationis do procedimento do Tribunal do Júri, um réu com desenvolvimento mental retardado e sem plena capacidade de entender o caráter criminoso do fato deve ser absolvido sumariamente.

False

Quantas fases possui o procedimento do Tribunal do Júri?

Duas fases

O procedimento do Tribunal do Júri é bifásico, com a primeira fase chamada de ____________, que tem início com o recebimento da denúncia e termina com a decisão de pronúncia.

judicium accusationis

Caso o Juiz desclassifique o crime de tentativa de homicídio para lesões corporais leves no judicium acusationis do procedimento do Tribunal do Júri, ele deve logo em seguida proferir sentença condenatória ou absolutória.

False

Concluída a instrução processual na fase do judicium acusationis, se o Juiz decretar a absolvição sumária do acusado quanto ao crime doloso contra a vida, seguirá no julgamento para decidir sobre o crime conexo.

False

Na fase do judicium accusationis, a absolvição sumária é uma verdadeira sentença de mérito.

True

No procedimento do Tribunal do Júri, o Assistente de Acusação pode participar dos debates orais em Plenário e requerer o desaforamento do julgamento.

False

Caso o juiz determine o desaforamento no procedimento do Tribunal do Júri sem ouvir a Defesa, a decisão é nula.

False

Qual é a condição para que um cidadão seja isento dos serviços do Júri de acordo com o Código de Processo Penal?

Ser maior de 60 anos e requerer a dispensa

No procedimento do Tribunal do Júri, aqueles que tenham integrado o Conselho de Sentença nos últimos 12 meses não podem ser incluídos na lista geral de jurados.

False

Study Notes

O Tribunal do Júri

  • O Tribunal do Júri é um órgão jurisdicional previsto na Constituição Federal.
  • Foi instituído no Brasil em 1822 e prevê a competência do tribunal popular para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

Princípios Constitucionais

  • Plenitude de defesa: permite a utilização de argumentação não jurídica, com referências a questões sociológicas, religiosas, morais, etc.
  • Sigilo das votações: assegura aos jurados a garantia de que não sofrerão perseguições em razão de suas decisões.
  • Soberania dos vereditos: os jurados podem decidir o mérito da questão, julgando procedente ou improcedente a pretensão punitiva estatal.
  • Competência para julgar os crimes dolosos contra a vida: os delitos da competência do Tribunal Popular estão expressos no art. 74, § 1°, do CPP.

Fases do Procedimento do Tribunal do Júri

  • Judicium accusationis (1ª fase):
    • Inicia com o recebimento da denúncia ofertada pelo Ministério Público.
    • Termina com a decisão de pronúncia.
    • Nessa fase, o juiz pode proferir uma das seguintes decisões: pronúncia, impronúncia, absolvição sumária ou desclassificação.
  • Judicium causae (2ª fase):
    • Inicia com a preclusão da decisão de pronúncia.
    • O juiz intimará o Ministério Público e a defesa para que apresentem rol de testemunhas e requeram diligências.
    • Realizadas as diligências, o juiz fará um relatório sucinto do processo e designará dia para o julgamento do acusado.

Desaforamento

  • O desaforamento é a modificação da competência com o deslocamento do processo de crime doloso contra a vida para a comarca mais próxima.
  • Pode ocorrer em razão de interesse da ordem pública, por questões de segurança, ausência de imparcialidade do júri local ou demora na realização do julgamento plenário.
  • O pedido de desaforamento deve ser dirigido ao Tribunal de Justiça e, quando formulado pelo Ministério Público ou Assistente ou ainda mediante representação do Juiz, obrigatoriamente, a Defesa deve ser ouvida.### Processo Penal II

Procedimento do Tribunal do Júri

3. Fases: 3.2 – Judicium Causae

  • O Tribunal do Júri é composto por 1 Juiz de Direito, seu Presidente, e de 25 jurados sorteados entre os alistados.

3.2.2 – Organização do Júri

  • A lista geral dos jurados é organizada anualmente pelo Juiz-Presidente;
  • O número de jurados na lista geral varia de acordo com a população da comarca;
  • Os jurados são escolhidos com base em informações repassadas pelas autoridades locais, associações de classe e de bairro, entidades associativas e outros núcleos comunitários.

3.2.3 – Organização da Pauta

  • O art. 429 do CPP estabelece critérios para julgamento dos processos;
  • Terão preferência os processos de réus presos, e dentre estes os que estiverem presos há mais tempo e os que se encontram em igualdade de condições, os que primeiro tiverem sido pronunciados.

3.2.4 – Sessão Plenária

  • A sessão plenária é a fase do julgamento em que ocorrem vários atos, como a instalação do júri, a formação do conselho de sentença, a instrução, os debates, a quesitação e a votação;
  • A instalação da sessão plenária ocorre com a presença de pelo menos 15 jurados;
  • A ausência do Ministério Público enseja o adiamento da sessão de julgamento;
  • A ausência do advogado do réu faz com que o julgamento seja adiado, sendo que a ausência injustificada permite o adiamento por uma única vez;
  • A ausência do réu devidamente intimado não é mais causa para a não realização da sessão plenária.

3.2.4 – Sessão Plenária (continuação)

  • A instrução inclui a oitiva do ofendido, das testemunhas arroladas pelo Ministério Público e pelas testemunhas de defesa;
  • Os jurados poderão formular perguntas ao ofendido e às testemunhas, porém desde que o faça por intermédio do Juiz-Presidente;
  • Os debates orais iniciam-se após a colheita de provas;
  • O Ministério Público terá 1h30m para fazer a acusação, seguida da defesa, que terá o mesmo prazo.

3.2.4 – Sessão Plenária (continuação)

  • A quesitação ocorre após os debates, e inclui quesitos sobre a materialidade, a autoria ou participação do fato em apuração, causas de diminuição de pena, causas de aumento ou qualificadoras, e quesito genérico sobre a absolvição do acusado;
  • A votação dos quesitos ocorre em seguida, e as decisões do Júri são tomadas por maioria de votos;
  • Em caso de condenação, o Juiz elaborará sentença de acordo com a votação dos jurados;
  • Em caso de absolvição, o acusado será absolvido.

Crimes Conexos

  • O Tribunal do Júri julga crimes não dolosos contra a vida, desde que haja conexão;
  • Em caso de desclassificação do crime principal, o Juiz-Presidente será o competente para julgar o crime desclassificado e os conexos;
  • Em caso de absolvição quanto ao crime doloso contra a vida, os Jurados continuam competentes para julgarem os crimes conexos.

Nulidades

Noções Gerais

  • O princípio do devido processo legal assegura aos sujeitos do processo uma maior segurança jurídica no curso do procedimento;
  • O tema nulidade é tratado nos arts. 563 a 573, do CPP.

Conceito

  • Nulidade é a sanção cominada pelo ordenamento jurídico ao ato praticado em desrespeito às formalidades legais;
  • Defeitos sem qualquer consequência processual são denominados de mera irregularidade;
  • Outras irregularidades acarretam apenas consequências extraprocessuais;
  • Defeitos tornam o ato inexistente.### Nulidades
  • As nulidades podem ser divididas em duas espécies: absoluta e relativa.
    • Nulidade absoluta: atenta contra o interesse público e pode ser decretada de ofício pelo juiz, ou a requerimento das partes, a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdição.
    • Nulidade relativa: contraria norma infraconstitucional que tutela interesse predominantemente das partes e precisa ser arguida pela parte no momento processual oportuno.

Princípios

  • Princípio do Prejuízo: não há nulidade sem prejuízo.
  • Princípio da Instrumentalidade das Formas: não se declara a nulidade de ato que não influiu na apuração da verdade real e na decisão da causa.
  • Princípio do Interesse: ninguém pode alegar nulidade que só interessa à parte contrária.
  • Princípio da Consequencialidade: uma vez declarada a nulidade de um ato, causará a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam consequência.
  • Princípio da Conservação dos Atos Processuais: a incompetência do Juízo somente anula os atos decisórios, devendo o processo, quando for declarada a nulidade, ser remetido ao Juízo Competente.
  • Princípio da Convalidação: permite que o ato viciado seja sanado.

Nulidades em Espécie

  • Incompetência, Suspeição e Suborno
  • Ilegitimidade de Parte
  • Falta da denúncia, da queixa, da representação e da requisição do Ministro da Justiça
  • Ausência do Exame de Corpo de Delito
  • Falta de Nomeação de Defensor
  • Não Intervenção do Ministério Público
  • Falta de Citação, do interrogatório ou de concessão dos prazos para a acusação e defesa
  • Nulidades cominadas no procedimento bifásico do Tribunal do Júri
  • Vícios na Sentença
  • Falta do recurso de ofício
  • Falta de intimação, nas condições estabelecidas pela lei, para ciência das sentenças e despachos que caiba recursos
  • Falta do quorum legal para julgamento nos Tribunais Superiores, Tribunais dos Estados e Tribunais Regionais Federais
  • Decisão carente de fundamentação
  • Omissão de formalidades que constitua elemento essencial do ato
  • Nulidades no inquérito policial

Teoria Geral dos Recursos

  • Conceito: recurso é um instrumento por meio do qual a parte, voluntariamente e em seu próprio interesse, dentro de um prazo legal impugna uma decisão judicial.
  • Princípios:
    • Voluntariedade: os recursos são interpostos voluntariamente.
    • Taxatividade: os recursos dependem de previsão legal.
    • Unirrecorribilidade: de cada decisão judicial caberá apenas um único recurso.
    • Fungibilidade: um recurso interposto em lugar de outro não prejudica o direito da parte.
    • Proibição da Reformatio in pejus: em recurso exclusivo da defesa a nova decisão não lhe pode ser mais gravosa.
    • Reformatio in mellius: em recurso exclusivo da acusação o Tribunal possa melhorar a situação processual do acusado.

Teste seus conhecimentos sobre o procedimento do Tribunal do Júri no âmbito do Processo Penal II. Analise as proposições e assinale Verdadeiro ou Falso.

Make Your Own Quizzes and Flashcards

Convert your notes into interactive study material.

Get started for free

More Quizzes Like This

Criminal Procedure Code (CrPC) Quiz
5 questions
Votação em Julgamento
30 questions

Votação em Julgamento

EndearingPlumTree avatar
EndearingPlumTree
Criminal Law and Procedure
30 questions
Criminal Law: Petty Offenses and Jury Trials
24 questions
Use Quizgecko on...
Browser
Browser