Mapa Mental - CHQAO - Período Regencial (1831-1840) PDF

Summary

This document is a map of the Brazilian Regency period (1831-1840). It covers the political and social issues of this time period. It includes discussions of the need for territorial and political preservation, and the issues with the coffee trade, and the traffic of slaves.

Full Transcript

Situação geral no país : - Necessidade de preservação da unidade territorial e política do Brasil; - O controle das várias revoltas proporcionou um forte prestígio monárquico; - O café chega ao primeiro lugar na pau...

Situação geral no país : - Necessidade de preservação da unidade territorial e política do Brasil; - O controle das várias revoltas proporcionou um forte prestígio monárquico; - O café chega ao primeiro lugar na pauta de exportações (lembrar do esquema de “plantation”: latifúndios, monocultura e mão de obra escrava); - Impossibilidade no período de cumprir a legislação de 1831 que proibia o tráfico de escravos; - Crise na produção de açúcar (concorrência internacional) e a continuidade da exploração do ouro por grupos ingleses; - Comércio exterior deficitário (balança comercial negativa), e percebe-se então a implementação de medidas protecionistas (aumento das tarifas alfandegárias); - As Forças Armadas obedeciam aos Presidentes da Província na qual estavam atuando: atritos de competência de autoridade; - “Guarda Nacional sob a orientação de uma autoridade civil: o Ministro da Justiça” (mais ligada a interesses políticos do que à defesa nacional). Victor Aragão [email protected] 09420163784 CHQAO - Período Regencial Quatro regências: (1831-1840) (p1) 1. a Regência Provisória Trina; 2. a Regência Permanente Trina; 3. a Regência Una do Padre Feijó; 4. a Regência Una de Araújo Lima. * Período de instabilidade política ! Readmitiram o Ministério dos Brasileiros Foram obrigados a sair do exército todos os indivíduos estrangeiros Regência Trina Provisória Concedida anistia a todos os acusados de crimes políticos anteriores Vários motins e movimentos explodiriam na Bahia, em Minas, no Pará e em Pernambuco.

Use Quizgecko on...
Browser
Browser