Estudo sobre Constitucionalismo e Constituição PDF
Document Details
Uploaded by WorldFamousEllipsis
UNIP
Tags
Related
- Direito Constitucional PDF
- Constitucionalismo e Classificação das Constituições PDF
- Primeira República e Revolução de 1930 (PDF)
- Constituição do Império do Brasil de 1824 PDF
- Estudo sobre Constitucionalismo Moderno e Evolução das Constituições no Brasil PDF
- Resumen de Estudio para Constitucionalismo PDF
Summary
Este documento discute o conceito moderno de constituição, focando na Constituição Brasileira e no modelo da Pirâmide de Kelsen para a hierarquia das normas jurídicas. Explora as normas materialmente e formalmente constitucionais, bem como a relação da Constituição Federal com outras normas do ordenamento jurídico brasileiro.
Full Transcript
Estudo sobre Constitucionalismo e Constituição Conceito Moderno de Constituição O conceito moderno de Constituição refere-se a um documento que estabelece a organização fundamental do Estado e os direitos humanos. É importante notar que: A Constituição não precisa ser necessariamente escrita....
Estudo sobre Constitucionalismo e Constituição Conceito Moderno de Constituição O conceito moderno de Constituição refere-se a um documento que estabelece a organização fundamental do Estado e os direitos humanos. É importante notar que: A Constituição não precisa ser necessariamente escrita. Ela deve conter um conjunto de normas que formam sua base, mas nunca menos do que isso. Constituição Brasileira A Constituição brasileira é um exemplo de Constituição analítica, caracterizada por: Normas materialmente constitucionais, que tratam da organização do Estado e dos direitos humanos. Normas formalmente constitucionais, que são consideradas constitucionais apenas por estarem localizadas na Constituição, mas que não possuem conteúdo de natureza constitucional. Pirâmide de Kelsen No contexto do ordenamento jurídico brasileiro, a pirâmide de Kelsen é um modelo que ilustra a hierarquia das normas. Os principais pontos incluem: A Constituição ocupa o topo da pirâmide, sendo a "lei maior". As normas infraconstitucionais devem se submeter aos princípios e diretrizes da Constituição. Normas que não respeitam a Constituição podem ser consideradas inconstitucionais. A pirâmide de Kelsen, criada pelo jurista austríaco Hans Kelsen, compara a hierarquia das normas a uma pirâmide escalonada, onde: As normas, leis, tratados e jurisprudência são agrupadas em divisões conforme seu grau hierárquico. A Constituição Federal é a base que sustenta todas as outras normas do ordenamento jurídico brasileiro.