Neurite Óptica PDF
Document Details
Uploaded by WellManneredMood
UNICID
Tags
Summary
Este documento discute a neurite óptica, uma condição inflamatória do nervo óptico. Aborda diferentes tipos, causas possíveis, e sintomas associados. O documento destaca a importância do diagnóstico e do tratamento da neurite óptica.
Full Transcript
NEURITE ÓPTICA NOTAS: O termo neurite óptica engloba qualquer afecção inflamatória do nervo, incluindo as lesões desmielinizantes, idiopáticas, imunomediadas, infecciosas ou granulomatosas. Não incluem as neuropatias isquêmicas, tóxicas, compressivas ou hereditárias, que não possuem componente infl...
NEURITE ÓPTICA NOTAS: O termo neurite óptica engloba qualquer afecção inflamatória do nervo, incluindo as lesões desmielinizantes, idiopáticas, imunomediadas, infecciosas ou granulomatosas. Não incluem as neuropatias isquêmicas, tóxicas, compressivas ou hereditárias, que não possuem componente inflamatório. As neurites ópticas apresentam-se inicialmente com dor à movimentação ocular, seguida por embaçamento visual que se acentua ao longo de alguns dias, podendo causar perdas visuais graves. A visão de cores e a sensibilidade ao contraste também são afetadas. A causa mais comum é um processo desmielinizante isolado, ou seja, sem outros sintomas neurológicos associados - a neurite óptica desmielinizante isolada. Estes pacientes têm risco de conversão para Esclerose Múltipla (EM) no futuro, que aumenta com o tempo. Os principais fatores associados a um risco aumentado de conversão para EM são: Presença de lesões desmielinizantes assintomáticas detectadas na ressonância magnética de encéfalo (principal fator). Fatores genéticos. Sexo feminino. Presença de anormalidades no líquor. Outra situação possível é a neurite óptica ocorrer em um paciente sabidamente portador de esclerose múltipla. Quanto ao local de inflamação do nervo óptico as neurites podem ser: Neurite óptica anterior, ou papilite - Inflamação na porção pré-laminar do nervo óptico. Nestes casos, observamos edema de disco óptico ao exame de fundoscopia na fase aguda da doença. Neurite óptica retrobulbar - Inflamação nas porções orbitária, canalicular ou intracraniana do nervo óptico. Nestes casos, o exame fundoscópico não exibe anormalidades na fase aguda da doença. Excepcionalmente, pode haver discreto edema de papila se a inflamação for próxima à lâmina cribriforme. Para a sua prova, o clássico é a neurite óptica retrobulbar estar associada a um fundo de olho normal. 2/3 das neurites ópticas desmielinizantes são retrobulbares. NOTAS Na fase crônica, tanto na neurite óptica anterior quanto na neurite óptica retrobulbar, frequentemente observaremos palidez de disco óptico, devido a perdas axonais irreversíveis. Neurorretinites - Caracterizam-se por envolvimento inflamatório do disco óptico e exsudatos retinianos simultaneamente ou com intervalo de alguns dias. Geralmente acomete crianças e a principal causa é infecciosa (será abordada mais à frente no capítulo).