Farmacologia - Anti-alérgicos PDF
Document Details
Uploaded by WellManneredMood
UNICID
Tags
Related
- Protocolo Para Administración De Medicamentos Por Vía Intravenosa En PHD PDF
- UD 4 DOTACIÓN EN MEDICAMENTOS Y MATERIALES NO SANITARIOS PDF
- Administración de Medicamentos - Presentación IDIS PDF
- Medicamentos Mental PDF
- Sesión 6 - Control de Calidad: Estímulos de Medicamentos
- Medicamentos Tiroideos PDF
Summary
Este documento fornece informações sobre farmacologia, especificamente sobre medicamentos antialérgicos, incluindo hipersensibilidade tipo I, antagonistas H1 e estabilizadores da membrana de mastócitos. São discutidos os efeitos, posologias e observações importantes de cada classe de medicamento.
Full Transcript
Farmacologia - Anti-alérgicos ANTI-ALÉRGICOS Hipersensibilidade Tipo I: Principal tipo de reação de hipersensibilidade na alergia ocular. Culmina na degranulação de mastócitos e liberação de histamina. A histamina estimula receptores H1 e H2, causando: ○ H1: prurido ocula...
Farmacologia - Anti-alérgicos ANTI-ALÉRGICOS Hipersensibilidade Tipo I: Principal tipo de reação de hipersensibilidade na alergia ocular. Culmina na degranulação de mastócitos e liberação de histamina. A histamina estimula receptores H1 e H2, causando: ○ H1: prurido ocular, vasodilatação e hiperemia conjuntival. ○ H2: aumento da permeabilidade vascular, quemose e formação de papilas. ANTAGONISTAS H1: Ação rápida sobre o prurido e a hiperemia ocular. Indicados nas conjuntivites alérgicas com prurido importante. Posologia: 1 gota de 12/12 h. Fármacos disponíveis: ○ Levocabastina 0,05% ○ Emedastina 0,05% Observações: ○ Contêm cloreto de benzalcônio: não utilizar com lentes de contato hidrofílicas. ○ Podem causar midríase e induzir fechamento angular em pacientes predispostos. ESTABILIZADORES DA MEMBRANA DE MASTÓCITOS: Cromoglicato dissódico 2 ou 4%: ○ Inibe o influxo de cálcio na membrana dos mastócitos, evitando a degranulação e liberação de histamina. ○ Início da ação: após 7-15 dias de tratamento. ○ Posologia: 1 gota 4-6 vezes ao dia. ○ Efeitos adversos maiores na concentração de 4%. ○ Contém cloreto de benzalcônio: não utilizar com lentes de contato gelatinosas. Lodoxamida 0,1%: ○ Estabiliza a membrana dos mastócitos (inibição do influxo de cálcio). ○ Inibe a quimiotaxia de eosinófilos. ○ Posologia: 1 gota 4 vezes ao dia. ○ Contém cloreto de benzalcônio: não utilizar com lentes de contato gelatinosas. FÁRMACOS DE TRIPLA AÇÃO: Olopatadina 0,1% ou 0,2%: ○ Anti-histamínico e estabilizador da membrana de mastócitos. ○ Inibe a quimiotaxia de eosinófilos. ○ Posologia: 0,2%: 1 gota 1 vez ao dia. 0,1%: 1 gota 12/12 h. ○ Não utilizar com lentes de contato. Cetotifeno 0,025%: ○ Anti-histamínico e estabilizador da membrana de mastócitos. ○ Inibe a quimiotaxia de eosinófilos. ○ Posologia: 1 gota 2 a 4 vezes ao dia. ○ Não instilar o colírio com lentes de contato nos olhos. As lentes podem ser colocadas 15 minutos após. OUTROS FÁRMACOS: Epinastina 0,05%: ○ Ação anti-histamínica: antagonista H1 e H2 (menor afinidade por H2). ○ Estabiliza a membrana dos mastócitos. ○ Posologia: 1 gota 2 vezes ao dia. ○ Não instilar o colírio com lentes de contato nos olhos. As lentes podem ser colocadas 15 minutos após. Alcaftadina 0,25%: ○ Antagonista H1 e inibidor da degranulação mastocitária. ○ Posologia: 1 gota 1 vez ao dia. ○ Contém cloreto de benzalcônio: não utilizar com lentes de contato gelatinosas. Resumo: Cromoglicato dissódico e lodoxamida: estabilizadores da membrana dos mastócitos, sem ação anti-histamínica. Cetotifeno e olopatadina: tripla ação (anti-histamínicos, estabilizadores da membrana dos mastócitos e inibidores da quimiotaxia de eosinófilos). Epinastina: anti-histamínico (H1 e H2, maior afinidade por H1) e estabilizador da membrana dos mastócitos. Levocabastina e emedastina: anti-histamínicos, antagonistas H1, com ação rápida no alívio do prurido.