Revolução Industrial (PDF)
Document Details
Uploaded by PraiseworthyEinstein2421
Tags
Summary
Este documento analisa a Revolução Industrial, abordando as mudanças econômicas e sociais desse período. Fala sobre as estruturas energéticas, o desenvolvimento da indústria algodoeira e as crises do Antigo Regime e Industrial. Procura descrever os diferentes processos de desenvolvimento e os impactos nas diferentes comunidades.
Full Transcript
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial é uma revolução equívoca, é um conjunto de mudanças de mudanças que ocorrem durante um longo período. Este processo começa no séc. XIX em Inglaterra embora seja difícil estabelecer os limites do seu início e fim - qual é o início da Revolução Industrial?...
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial é uma revolução equívoca, é um conjunto de mudanças de mudanças que ocorrem durante um longo período. Este processo começa no séc. XIX em Inglaterra embora seja difícil estabelecer os limites do seu início e fim - qual é o início da Revolução Industrial? 1700, 1760, 1780? ESTRUTURAS ENERGÉTICAS - Vamos observar mudanças dentro do nicho da economia inglesa, sobretudo ao nível das estruturas energéticas. Até ao advento da Revolução Industrial a principal força de tração era a do animal; vemos a substituição pela energia hídrica e mas tarde pela energia do vapor, forças constantes e infinitas quando devidamente alimentadas. Não são invenções deste século, o que esta em causa é a capacidade controlar este forças, torna-las capazes de suportar o fluxo produtivo. A Revolução Industrial assenta no desenvolvimento da indústria algodoeira, transformando parte substantiva da sociedade em consumidores de algodão. Cada processo de desenvolvimento é distinto, o inglês não é igual ao francês, nem ao alemão (a Alemanha não existe, inclusivamente), nem ao austríaco - não existe percurso económico no contexto europeu, da mesma maneira que não há formas transversais no espaço americano, africano ou asiático. A análise histórica diz que existem várias etapas, mas estas não são iguais. Naquilo que podemos chamar contemporaneidade o Tempo não tem a mesma expressão em todo o lado. - CRISE DO ANTIGO REGIME Crises de tipo antigo, de origem essencialmente exógena que colocam em causa a existência das comunidades, de efeitos prolongados. Os sintomas de uma crise de Antigo Regime são: maus anos agrícolas, redução da capacidade agrícola = subida de preços + fome + mortalidade + descida densidade de mão de obra \| guerra.) Manifesta-se pela subida dos preços dos alimentos. - CRISE INDUSTRIAL O primeiro sintoma de uma Crise Industrial é a queda dos preços, de duas causas: i) ou porque se consume menos ou ii) porque se produz demais -- o mercado é incapaz de absorver o excesso de produção ou o consumo diminui por falha aquisitiva, pois as pessoas adaptam os seus gastos aquilo que dispõem - resulta na SUPERPRODUÇÃO, com a retração do mercado. Manifesta-se pala queda dos produtos industriais.