Crianças com Necessidades Educativas Especiais - PDF
Document Details
Uploaded by DelightedKineticArt
Universidade da Madeira
Tags
Related
- Uma Estória de Assombrar PDF - 2013
- Fisioterapia na Saúde da Família - PDF
- Intervenção Psicológica com Vítimas de Crimes – Crianças e Adolescentes (Universidade da Maia, 2024-2025) PDF
- Intervenção Psicológica com Vítimas de Crimes – Crianças e Adolescentes 2024-2025 PDF
- Resumo de Consulta com Crianças/Adolescentes - PDF
- Resumos de Consulta com Crianças/Adolescentes PDF
Summary
Este documento aborda os estigmas e crenças associados a crianças com necessidades educativas especiais. Argumenta que tais crianças não são necessariamente "mal comportadas" ou "mal educadas", mas podem apresentar dificuldades de adaptação social. Defende a importância de um ambiente de apoio e intervenções apropriadas para o desenvolvimento dessas crianças.
Full Transcript
**Em relação às crianças com necessidades educativas especiais existe um certo estigma e crenças já construídas os prossupostos estereótipos, sendo assim neste momento é necessário desconstruir de modo a poder criar conhecimento novos corretos.s** **Deste modo, existe a crença de ser habitual e gar...
**Em relação às crianças com necessidades educativas especiais existe um certo estigma e crenças já construídas os prossupostos estereótipos, sendo assim neste momento é necessário desconstruir de modo a poder criar conhecimento novos corretos.s** **Deste modo, existe a crença de ser habitual e garantido que estas crianças sejam "mal comportadas" ou "mal educadas", no entanto, apesar de terem certas situações de alterações de comportamento ou de terem de** enfrentar certas dificuldades de adaptação social, é possivel gerenciar estes comportamentos por meio de intervenções adequadas, para além de que estas crianças criam verdadeiros amigos que as apoiam, desde que tenham um ambiente educativo que promova esse desenvolvimento. Ainda a nível de comportamento as crianças com NEE, não são agressivas, ao contrário do defendido casualmente, esta característica não está necessariamente relacionada a qualquer deficiência e pode ocorrer em qualquer criança. É importante investigar as causas do comportamento para oferecer o suporte necessário. Outra crença é a correlação entre uma criança ativa com a hiperatividade, decerto são condições completamente diferentes. Para situações em que a criança não fala ou tem dificuldades em expressar-se não é que não entenda ou não queira falar, é preciso haver adaptações e tolerância utilizando formas que não verbais. É muito importante também desconstruir o mito de que estas crianças são preguiçosas ou não querem aprender sendo que na verdade elas têm apenas dificuldades e procuram esforçar-se. Por fim as crianças com deficiência, apesar de precisarem em alguns casos de um apoio especifico, não são totalmente dependentes pelo contrário, é importante oferecer ajuda quando e realmente necessário, no entanto, é preciso procurar sempre criar um ambiente que possibilite que sejam o mas independentes possível.