Agroecologia - 8º Ano - PDF

Summary

Este documento descreve os princípios básicos da agroecologia, uma abordagem que visa desenvolver agro-ecossistemas sustentáveis. Os tópicos abordados incluem a conservação da biodiversidade, as práticas de manejo de solo, o uso de espécies adaptadas e a diversificação econômica.

Full Transcript

8º ANO – T.V.T O que é Agroecologia? É uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e eco...

8º ANO – T.V.T O que é Agroecologia? É uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agro ecossistema sustentável. A abordagem agroecológica da produção busca desenvolver agro ecossistemas com uma dependência mínima de insumos agroquímicos e energéticos externos. Quais são os princípios básicos da Agroecologia? 1. Conservar e ampliar a biodiversidade dos ecossistemas tendo em vista o estabelecimento de numerosas interações entre solo, plantas e animais, ampliando a auto regulação do agro ecossistema da propriedade. 2. Assegurar as condições de vida do solo que permitam a manutenção de sua fertilidade e o desenvolvimento saudável das plantas, por meio de práticas como: Cobertura permanente do solo (viva ou mülching) Adubação verde, Proteção contra os ventos, Práticas de conservação do solo (controle da erosão), Rotação de culturas, Consorciação de culturas, Cultivo em faixas, entre outras. 3. Usar espécies ou variedades adaptadas às condições locais de solo e clima, minimizando exigências externas para um bom desenvolvimento da cultura. 4. Assegurar uma produção sustentável das culturas sem utilizar insumos químicos que possam degradar o ambiente, fazendo uso da adubação orgânica, de produtos minerais pouco solúveis (fosfato de rocha, calcário, pó de rocha, etc) e de um manejo fitossanitário que integre as práticas culturais, mecânicas e biológicas para o controle de pragas e doenças. 5. Diversificar as atividades econômicas da propriedade, buscando a integração entre elas para maximizar a utilização dos recursos endógenos e assim diminuir a aquisição de insumos externos à propriedade. 8º ANO – T.V.T 6. Favorecer a auto-gestão da comunidade produtora respeitando sua cultura e estimulando sua dinâmica social.

Use Quizgecko on...
Browser
Browser