Aula 1- Histórico (1) PDF - História Básica da Patologia
Document Details
Uploaded by Deleted User
Tags
Summary
Este documento apresenta uma revisão histórica dos conceitos de patologia, desde a fase humoral até a ultracelular. Aspectos como o conceito de doença e suas diferentes perspectivas evolutivas são discutidas.
Full Transcript
História básica da Patologia e conceitos de saúde e doença Divisão em fases: Descrição dos conceitos utilizados para explicar a origem das doenças vigentes em um determinado intervalo de tempo (período) e segundo a corrente filosófica predominant...
História básica da Patologia e conceitos de saúde e doença Divisão em fases: Descrição dos conceitos utilizados para explicar a origem das doenças vigentes em um determinado intervalo de tempo (período) e segundo a corrente filosófica predominante. ❑ Humoral ❑ Orgânica ❑ Tecidual ❑ Celular ❑ Ultracelular A Fase Humoral (final da Idade Média) O mecanismo da origem das doenças era explicado, nessa fase, pelo desequilíbrio de humores. Os humores eram considerados os líquidos do corpo, em particular, a água, o sangue e a linfa. A Fase Orgânica (séc. XV - XVI) Nessa época, há o predomínio da observação dos órgãos do corpo, feita principalmente às custas das atividades de necrópsia (estudo do cadáver). A Fase Tecidual (séc. XVI-XVIII) A Fase Tecidual enfatiza a estrutura e a organização dos tecidos. É nesse período que se iniciam os primeiros estudos sobre as alterações morfológicas teciduais e suas relações com os desequilíbrios funcionais. A Fase Celular (séc.XIX) Com o predomínio da visão morfológica, somada à aplicação do microscópio óptico às pesquisas médicas. A preocupação com o estudo da célula, principalmente de suas alterações morfológicas e funcionais, é determinante na busca da origem de todo processo mórbido. A Fase Ultracelular (séc. XX) A Fase Ultracelular é a fase atual do pensamento conceitual sobre Patologia, envolvendo conceitos sobre biologia molecular e sobre as organelas celulares. Os avanços bioquímicos e a microscopia eletrônica facilitam o desenvolvimento dessa linha de estudo. CONCEITO DE SAÚDE E DOENÇA Conceitos: Saúde: ausência de doença Doença: falta ou perturbação da saúde Saúde (OMS): É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença. Saúde (Aurélio): estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital.