Exame de Imunologia PDF
Document Details
Tags
Summary
Este documento contém um conjunto de questões de imunologia, abrangendo tópicos como imunoglobulinas, alergias, e doenças como COVID-19 e dengue. As questões focam na identificação de imunoglobulinas, funções e aplicações em testes diagnósticos.
Full Transcript
Generated Exam Q1: Qual imunoglobulina desempenha um papel importante na proteção da mucosa intestinal contra infecções bacterianas? A. IgG B. IgA C. IgE D. IgM Q2: A classe de imunoglobulina IgD está relacionada a qual função específica no sistema imunológico? A. Ativação de mastócitos. B. Aprese...
Generated Exam Q1: Qual imunoglobulina desempenha um papel importante na proteção da mucosa intestinal contra infecções bacterianas? A. IgG B. IgA C. IgE D. IgM Q2: A classe de imunoglobulina IgD está relacionada a qual função específica no sistema imunológico? A. Ativação de mastócitos. B. Apresentação de antígenos. C. Transporte de imunidade passiva pela placenta. D. Ativação de linfócitos B imaturos. Q3: Qual imunoglobulina é secretada predominantemente na forma pentamérica, aumentando sua capacidade de ligação a múltiplos antígenos? A. IgA B. IgG C. IgM D. IgE Q4: Ao realizar um teste de sensibilidade cutânea (prick test), qual imunoglobulina é responsável por mediar a resposta alérgica imediata observada? A. IgG B. IgA C. IgE D. IgD Q5: Qual das alternativas abaixo descreve corretamente o significado desses resultados sorológicos para COVID-19? A. IgG e IgM reagentes indicam fase tardia da doença ou proximidade da cura, com redução da transmissibilidade. B. IgG e IgM reagentes indicam fase inicial da infecção, com alta transmissibilidade. C. IgG reagente e IgM não reagente indicam infecção recente, ainda em estágio agudo. D. IgM reagente e IgG não reagente indicam fase crônica da infecção. Q6: A alergia ao ovo é uma das alergias alimentares mais comuns. Qual das características abaixo explica a prevalência dessa alergia? A. As proteínas do ovo são facilmente destruídas pelo calor, reduzindo sua imunogenicidade. B. As proteínas do ovo são altamente resistentes ao calor e às enzimas digestivas, aumentando o risco de sensibilização. C. A baixa ingestão de ovos em dietas tradicionais reduz a tolerância imunológica, levando à alergia. D. O consumo frequente de ovo cru é o principal responsável pela prevalência da alergia. Q7: Um paciente vacinado contra hepatite B apresentou níveis baixos de anticorpos anti-HBs. Após administração de um reforço vacinal, quais alterações esperadas ocorreriam nos anticorpos? A. Aumento da afinidade e avidez de anticorpos IgG. B. Substituição de anticorpos IgM por IgA. C. Redução da especificidade de anticorpos IgG. D. Produção inicial de IgE seguida de IgG. Q8: Sobre a sorologia e a pesquisa de antígenos virais no diagnóstico da dengue é correto afirmar que: A. Os anticorpos, como a IgM, são proteínas virais que indicam a presença do vírus, enquanto os antígenos são produzidos pelo sistema imunológico durante a infecção. B. Os anticorpos são detectados exclusivamente em infecções passadas, enquanto os antígenos só aparecem após a recuperação do paciente. C. Os antígenos são gerados pelo sistema imunológico, enquanto os anticorpos são derivados de fragmentos virais identificados pelos testes. D. Os antígenos, como o NS1, são proteínas virais detectadas no início da infecção, enquanto os anticorpos são produzidos pelo sistema imunológico em resposta ao vírus.