Processo Saúde-Doença PDF
Document Details
Uploaded by MarvellousCubism
Universidade de Santo Amaro
Rouquayrol, Maria Zélia; Silva, Marcelo Gurgel Carlos da
Tags
Related
Summary
Este documento discute o processo saúde-doença, abordando aspectos históricos, desde as visões antigas até os modelos contemporâneos. Explora a evolução do conceito de saúde e a complexidade do adoecimento, enfatizando a perspectiva multicausal. A apresentação inclui críticas a modelos utópicos e apresenta um olhar holístico sobre o tema.
Full Transcript
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA ASPECTOS HISTÓRICOS Na antiguidade a saúde se relacionava a forças divinas e a doença à ação dos maus espíritos; Contudo, no antigo Egito, Grécia e Roma, já se pensava na dimensão biológica da saúde; Galeno (Grécia, 1º século da era Cristã), por meio de dissecções de animais...
PROCESSO SAÚDE-DOENÇA ASPECTOS HISTÓRICOS Na antiguidade a saúde se relacionava a forças divinas e a doença à ação dos maus espíritos; Contudo, no antigo Egito, Grécia e Roma, já se pensava na dimensão biológica da saúde; Galeno (Grécia, 1º século da era Cristã), por meio de dissecções de animais, trouxe contribuições para o desenvolvimento da medicina; Somente em 1865, Louis Pasteur teorizou que as infecções eram causadas por seres vivos Em 1928 Alexander Fleming descobriu a penicilina, surgindo assim, o antibiótico Até aqui, a doença é considera elemento externo e a saúde é descrita como ausência de doença. MODELOS EXPLICATIVOS DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA Modelos multicausal (biopsicossocial) - Modelo unicausal (biomédico) - a o processo de adoecimento depende doença era vista como o mau das características dos agentes funcionamento dos mecanismos patogênicos, das características do biológicos e a função do médico era indivíduo e de sua resposta a estímulos intervir física ou quimicamente. provocadores de doença, advindos do meio ambiente e do próprio indivíduo. IMPORTÂNCIA DO MODELO MULTICAUSAL O tratamento preventivo ou curativo deve se basear na eliminação ou controle tanto da causa como dos fatores predisponentes e mantenedores da doença; Reconhecimento que a maioria dos fatores predisponentes e mantenedores da doença são sociais, e não médicos; Saúde é predominantemente determinada não pela intervenção médica, mas pelo comportamento, alimentação e as condições do meio ambiente; Na medida em que mudam gradualmente a alimentação, o comportamento e as situações ambientais, os tipos de doença também sofrem alterações; A saúde tem muitas dimensões decorrentes da complexa interação entre os aspectos físicos, psicológicos e sociais. CONCEITO “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, DE SAÚDE mental e social e não mera ausência de moléstia ou enfermidade” (OMS, 1948 in: Rouquayrol et al). CRÍTICA A ESSE CONCEITO É considerado um modelo utópico, pois existe um estado de perfeito bem estar? Acredita-se que não, o que existe é um processo em constante mudança e evolução. Contudo, ele é importante por revelar a natureza holística da saúde (holos, do grego: inteiro, todo), ou seja, permite enxergar a integralidade do ser REFERÊNCIA Rouquayrol, Maria Zélia; Silva, Marcelo Gurgel Carlos da (Orgs). Epidemiologia & Saúde - 8. ed. - Rio de Janeiro: Medbook, 2018.