Lista de Exercícios 2 - Ligações Químicas 2024 PDF
Document Details
2024
Tags
Related
- Química de la Célula - Apuntes PDF
- Química Geral - Curso de Formação de Oficiais - 2024 PDF
- Conceptos Básicos de Química y el Método Científico PDF
- Programa de Estudio de la Asignatura Química PDF
- Aula 2 Composição Química das Células e dos Organismos PDF
- Bioquímica (1º Semestre) - Notas de Aula PDF
Summary
Esta é uma lista de exercícios sobre ligações químicas. A lista contém questões que envolvem os conceitos de estabilidade eletrônica, força de ligação química, materiais cerâmicos, materiais poliméricos e cálculos energéticos para diferentes ligações. Este documento é adequado para estudantes universitários de química.
Full Transcript
**01)** Como os átomos podem alcançar estabilidade eletrônica? Explique também quais são os tipos de ligações químicas. **02)** Como você explicaria a afirmação: "Quanto maior a força de ligação química maior será o ponto de fusão"? **03)** Qual a relação entre o poço energético e a força de uma l...
**01)** Como os átomos podem alcançar estabilidade eletrônica? Explique também quais são os tipos de ligações químicas. **02)** Como você explicaria a afirmação: "Quanto maior a força de ligação química maior será o ponto de fusão"? **03)** Qual a relação entre o poço energético e a força de uma ligação química? Dentro deste contexto explique porque os materiais cerâmicos se fundem a elevadas temperaturas. **04)** Materiais Poliméricos são formados por ligações covalentes e secundárias (Van der Waals) então explique o motivo pelo qual este possui baixo ponto de fusão. **05)** Qual(is) tipo(s) de ligação(ões) seria(m) esperada para cada um dos seguintes materiais: Xenônio Sólido, fluoreto de cálcio (CaF~2~), bronze, telureto de cádmio (CdTe), borracha e tungstênio. **06) Nas expressões de energia, *A*, *B* e *n* são constantes cujos valores dependem de cada sistema iônico particular. O valor de *n* varia de ligação, em média é aproximadamente igual a 8.** **A constante *A* é igual à:** [2, 3.10^ − 28^.*Z*~1~.*Z*~2~]{.math.inline} **Onde: Z~1~ e Z~2~ são as valências dos dois tipos de íons e a unidade de A é: Nm².** Os raios atômicos dos íons Mg^2+^ e F^--^ são de 0,072 e 0,133 nm, respectivamente. (a) Calcule a força de atração entre esses dois íons na sua separação interiônica de equilíbrio (isto é, quando os dois íons exatamente se tocam um no outro). \(b) Qual é a força de repulsão nessa mesma distância de separação? **\ ** **07)** A energia potencial resultante entre dois íons adjacentes, ***E~T~***, pode ser representada por: \ [\$\$E\_{T} = - \\frac{A}{r} + \\frac{B}{r\^{n}}\$\$]{.math.display}\ Calcule a energia de ligação E~0~ em termos dos parâmetros A, B e n usando o seguinte procedimento: I: Derive ***E~T~*** em relação a ***r*** e, então, iguale a expressão resultante a zero, uma vez que a curva de ***E~T~*** em função de ***r*** apresenta um mínimo em ***E~0~***. II: Resolva essa equação para ***r*** em termos de A, B e n, o que fornece ***r~0~***, o espaçamento interatômico de equilíbrio. III: Determine a expressão para ***E~0~*** pela substituição de ***r~0~*** na equação de ***E~T~***. **08)** Considere um par iônico hipotético X^+^ - Y^-^ para o qual os valores do espaçamento interatômico e a energia de equilíbrio são 0,38nm e -5,37eV, respectivamente. Se o valor de ***n*** for igual a 8, determine as expressões para a energia atrativa (***E~A~***) e repulsiva (***E~R~***). **09)** Uma forma comum para descrever a curva de energia de ligação da figura para a ligação secundária é o potencial "6-12", que afirma: \ [\$\$E = - \\frac{A}{a\^{6}} + \\frac{B}{a\^{12}}\$\$]{.math.display}\ Onde: A e B são constantes para a atração e a repulsão respectivamente. Essa forma relativamente simples é um resultado da mecânica quântica para esse tipo de ligação relativamente simples. Dados: A = 10,37.10^-78^ J.m^6^ e B = 16,16.10^-135^ J.m^12^, calcule a energia de ligação e o comprimento da ligação para o argônio.