Influência da Temperatura nos Ecossistemas PDF
Document Details
Uploaded by SharpSeaborgium9130
Agrupamento de Escolas da Bemposta
ADN
Tags
Related
- SEMANA 12 PDF - Ecosistemas y Biomas del Mundo
- Medición de Temperatura C16 - Sensores, Transductores y Actuadores 2024-2 PDF
- Medición de Temperatura (C16) - Tecsup 2024-2 PDF
- Factores y Elementos del Clima PDF
- Bosquejo D.3: La Diversidad en los Biomas (PDF)
- TEMA 5 GEOGRAFÍA FÍSICA - Ciencias Sociales I - PDF
Summary
Esta apresentação descreve a influência da temperatura em ecossistemas, abordando as adaptações de plantas e animais a diferentes condições térmicas. Os exemplos incluem a resposta de diferentes espécies a variações sazonais de temperatura.
Full Transcript
Influência da temperatura nos ecossistemas Qual é a influência da temperatura num ecossistema? A temperatura é um fator abiótico que influencia a distribuição dos seres vivos no planeta. Cada espécie tem um intervalo de tolerância à temperatura, dentro do qual consegue sobreviver. Nalgumas espé...
Influência da temperatura nos ecossistemas Qual é a influência da temperatura num ecossistema? A temperatura é um fator abiótico que influencia a distribuição dos seres vivos no planeta. Cada espécie tem um intervalo de tolerância à temperatura, dentro do qual consegue sobreviver. Nalgumas espécies esse intervalo pode ser grande, enquanto noutras é pequeno. Qual é a influência da temperatura nas plantas? Na primavera No inverno As plantas apresentam diferentes adaptações que lhes permitem resistir e sobreviver em ambientes frios. Algumas plantas Árvore de perdem as partes aéreas e folha caduca sobrevivem como bolbos, rizomas, tubérculos ou sementes. As árvores de folha caduca reduzem as suas atividades vitais e perdem as folhas, diminuindo o consumo de Bolbo Sementes energia. Tal como acontece em Rizoma Tubérculo relação à luz, também a temperatura influencia a germinação, a floração, e a formação e o amadurecimento Fig. 1 - Exemplos de adaptações apresentadas pelas plantas em relação à de frutos. variação da temperatura (primavera/inverno). Nota: as plantas não se encontram à mesma escala. Qual é a influência da temperatura nos animais? Relativamente à capacidade de regulação da temperatura corporal, os animais podem ser classificados como: homeotérmicos – se mantêm a temperatura interna do corpo constante, Fig. 2 - O lince ibérico é um ser vivo homeotérmico. independentemente das mudanças do meio exterior (exemplos: aves e mamíferos); poiquilotérmicos – se a temperatura do seu corpo varia com as alterações de temperatura do meio externo (exemplos: insetos, peixes, anfíbios e répteis). Fig. 3 - As rãs são seres vivos poiquilotérmicos. Alguns animais apresentam adaptações comportamentais ou do funcionamento do organismo que lhes permitem sobreviver em ambientes com temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Muitas aves, como o chasco-cinzento, migram antes do inverno para regiões mais quentes e com maior No inverno, o esquilo-vermelho No verão, o esquilo-vermelho tem disponibilidade de alimento. tem uma pelagem mais densa. uma pelagem menos densa. É também mais escura, pelo que É também mais clara, pelo que é é mais aquecida pela luz solar. menos aquecida pela luz solar. Verão Inverno A lebre-ibérica tem orelhas Alguns animais, como a compridas, com grande superfície, cobra-rateira, hibernam, ou que, quando erguidas, permitem seja, reduzem a sua que liberte mais calor e assim, atividade e a sua regule a sua temperatura interna. temperatura corporal ao mínimo, de modo a gastarem A minhoca desloca-se pouca energia, ficando numa para zonas mais espécie de sono profundo. profundas do solo, onde Alguns animais, como o caracol, A minhoca, nos meses a temperatura é superior. entram em estivação nos meses mais quentes, ou seja, reduzem mais quentes, encontra-se a sua atividade ao mínimo e perto da superfície. entram num sono profundo para se protegerem do calor.