Pink and Green Organic Group Project Presentation PDF
Document Details
Uploaded by FreshJustice
Tags
Related
Summary
This document explores the connections between youth, urban space, and radical sports, specifically skateboarding and parkour, within the context of contemporary physical practices. These practices, like hip-hop, originate from street culture. The document examines these activities' evolution, their relationship with urban space, and elements of urban art.
Full Transcript
JUVENTUDES, ESPORTES RADICAIS URBANOS E ESPAÇO URBANO página 44 Neste capítulo, pretende-se explorar as relações entre juventudes, espaço urbano e esportes radicais, especificamente o skate e o parkour, tendo em vista a ampliação de seu repertório de práticas corporais contemporâneas o...
JUVENTUDES, ESPORTES RADICAIS URBANOS E ESPAÇO URBANO página 44 Neste capítulo, pretende-se explorar as relações entre juventudes, espaço urbano e esportes radicais, especificamente o skate e o parkour, tendo em vista a ampliação de seu repertório de práticas corporais contemporâneas o desenvolvimento dessas práticas corporais advém, assim como o hip-hop, do universo da cultura de rua. os espaços são “tomados” como locais de arte urbana, música, expressividade, dança e movimento as culturas do skate, do parkour e do hip-hop são caracterizadas como undergrounds desde a década de 1990, as pistas de skate são estilizadas com grafite, que tanto representa os grupos sociais quanto serve de demarcação territorial. Cultura do skate e juventudes É UMA CRIAÇÃO ESTADUNIDENSE, ESPECIFICAMENTE CALIFORNIANA, QUE SURGIU, SEGUNDO ALGUMAS FONTES, NA DÉCADA DE 1960 É UMA PRÁTICA CORPORAL RELACIONADA AO SURFE. EM MEADOS DA DÉCADA DE 1970, OS PRATICANTES, QUE ATÉ ENTÃO ANDAVAM COM SEUS SKATES PELAS RUAS E CALÇADAS, PASSARAM A ASSUMIR OUTROS DESAFIOS, COMO REALIZAR ACROBACIAS E MANOBRAS EM OBSTÁCULOS DIVERSOS DO ESPAÇO URBANO, POR EXEMPLO, EM ESCADAS, CORRIMÃOS, DESNÍVEIS DIVERSOS, PEQUENAS RAMPAS, PAREDES SKATE ANTIGAMENTE SKATE ATUALMENTE O skate no Brasil O SKATE FOI RETOMADO NO CENÁRIO POPULARIZAÇÃO DO ESPORTE, EM NACIONAL, EM RAZÃO DO SUCESSO DO HIP- 1970 FUNÇÃO DAS MÍDIAS DA ÉPOCA HOP ESTADUNIDENSE NO CENÁRIO MUSICAL 1990 E NO MUNDO DA MODA A PRÁTICA PERDEU FORÇA, EM VIRTUDE OS PRIMEIROS SKATISTAS 2000 1980 DA FALTA DE PATROCÍNIOS E DE APARECERAM DIVULGAÇÕES PELAS MÍDIAS ler o texto ”Skate e mulheres no Brasil: fragmentos de um esporte em construção” (p. 46) Parkour TEM COMO BASE A RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO URBANO. NELA, BUSCA-SE ULTRAPASSAR OBSTÁCULOS URBANOS, COMO ESCADARIAS, MUROS, BANCOS, VÃOS, APENAS COM AS HABILIDADES DO PRÓPRIO CORPO. FOI CRIADO NO FINAL DA DÉCADA DE 1990, QUANDO DAVID BELLE E OUTROS PRATICANTES DESENVOLVERAM, NAS RUAS FRANCESAS, UMA ADAPTAÇÃO PARA O MEIO URBANO DAS TÉCNICAS DE SALVAMENTO E RESGATE USADAS EM TREINAMENTOS MILITARES. A APROXIMAÇÃO DO PARKOUR COM O HIP-HOP E COM O SKATE NÃO SE DÁ SOMENTE PELA CORPOREIDADE, ISTO É, POR GESTOS, MOVIMENTOS, MANOBRAS, PASSOS, ACROBACIAS, MAS PELA POSSIBILIDADE DE A JUVENTUDE EXPOR SUA VOZ NA SOCIEDADE, BASQUIAT: JEAN-MICHEL BASQUIAT: ARTISTA DE ORIGEM HAITIANA E PORTO- RIQUENHA, INFLUENTE NA CENA DE NOVA YORK. ESTILO: MISTURAVA GRAFITE COM TEMAS SOCIAIS E CULTURAIS. TEMAS: ABORDAVA RACISMO E HOMENAGEAVA PERSONALIDADES NEGRAS. OBRA NOTÁVEL: "IRONIA DO POLICIAL NEGRO" (1981) CRITICA A OPRESSÃO E MANIPULAÇÃO DE NEGROS PELA POLÍCIA. BASQUIAT, JEAN-MICHEL. A IRONIA DO POLICIAL NEGRO. 1981. ACRÍLICA E BASTÃO DE ÓLEO SOBRE MADEIRA, COLOR., 122 × 183 CM.