Camada Física do Modelo OSI PDF: Conceitos e Topologias
Document Details

Uploaded by AdorableFarce
Instituto Federal Minas Gerais
2024
Geovália Oliveira Coelho
Tags
Summary
Este documento, elaborado pelo Instituto Federal Minas Gerais, explora a Camada Física do Modelo OSI. O resumo aborda tópicos como meios de transmissão, codificação, modulação e topologias de rede, oferecendo uma base para a compreensão da comunicação em rede.
Full Transcript
CAMADA FÍSICA DO MODELO OSI Dsc. Geovália Oliveira Coelho Agenda 1 Camada física do modelo OSI 2 Função da camada física 3 Meios de transmissão 4 Sinais, padrões e dispositivos 5 Codificação e Modulação Camada Física...
CAMADA FÍSICA DO MODELO OSI Dsc. Geovália Oliveira Coelho Agenda 1 Camada física do modelo OSI 2 Função da camada física 3 Meios de transmissão 4 Sinais, padrões e dispositivos 5 Codificação e Modulação Camada Física Transmissor Receptor O Modelo OSI é dividido em 7 camadas que padronizam a comunicação em redes. 7 Aplicação 7 Aplicação 6 Apresentação 6 Apresentação Camada Física: A primeira 5 Sessão 5 Sessão camada do modelo. 4 Transporte 4 Transporte 3 Rede 3 Rede 2 Enlace de Dados 2 Enlace de Dados 1 Física 1 Física O que a Camada Física faz? Função principal: Definir meios físicos e técnicas de transmissão de dados. Trata da representação física da informação (sinais elétricos, óticos, ou de rádio). Não se preocupa com os dados, apenas com a sua transmissão no meio físico. 10110 10110 1 0 1 1 0 Meios de Transmissão na Camada Física MEIOS GUIADOS MEIOS NÃO GUIADOS Par trançado Fibra óptica Ondas de rádio e micro-ondas. Sinalização na Camada Física A camada física codifica os bits (codificação) em sinais para o meio de transmissão. Sinalização Elétrica: Usada em cabos de cobre. Sinalização Óptica: Usada em fibras ópticas. Sinalização de Rádio Frequência: Usada para comunicação sem fio. 1011010 CODIFICADOR Padrões da Camada Física Padrões Internacionais: Definidos por órgãos como ITU-T e IEEE. Exemplos de padrões: Ethernet (IEEE 802.3) Wi-Fi (IEEE 802.11) Bluetooth (IEEE 802.15) 10-Gigabit Ethernet 100G , Início da Padronização Gigabit Fast Ethernet. Wi-Fi 6E e Ethernet IEEE 802.3 Ethernet. Ethernet e avanço do Wi-Fi 7 mais e Wi-fi 5 1970s 1983 1990s 2000s 2010s 2020s Parâmetros da Camada Física Taxa de Transmissão: Quantidade de bits transmitidos por segundo (bps). Largura de Banda: Capacidade máxima do meio de transmissão de dados. Atenuação: Perda de força do sinal ao longo do cabo. Ruído: Interferências que podem distorcer o sinal. Dispositivos da Camada Física REPETIDORES HUBS MODEM Regeneram o sinal para cobrir Distribuem os sinais para Modula e demodula sinais maiores distâncias. vários dispositivos. digitais e analógicos Codificação Codificação: Conversão de dados binários em sinais. Exemplos: Manchester: utilizada em rede Ethernet. 4b/5b: utilizada em redes Fast Ethernet. 8b/10b: utilizada em redes Gigabit Ethernet. 1011010 CODIFICADOR 1 0 1 1 0 1011010 Manchester Codificação 10101100 1101001100 4b/5b Modulação Modulação em Amplitude Sistemas de rádio AM. Modulação: Transmissão de sinais digitais em frequências Modulação em Frequência específicas. Utilizado em Sistemas de rádio FM e rede transmissões sem fio. de sensoriamento remoto. Modulação é o processo de alterar uma característica de onda portadora (amplitude, frequência Modulação em Fase ou fase) para transmitir Redes Celulares, redes Wi-Fi e comunicação via Satélite. informações. Topologias de Rede e Camada Física Topologia Física: Estrela. Considerações Finais A Camada Física é a base de toda comunicação em rede. Ela lida com a conversão de sinais, meios de transmissão e padrões.